sábado, 26 de março de 2011

Moisés


Uma pequena reflexão nesta quaresma, para que não percamos a esperança de que Deus não nos abandona.Por mais que nos deixemos levar pelos encantos do mundo,pelo fascinio do poder do dinheiro e assim esquecendo os mais humildes.
Deus nos restaura,nos faz forte,mas somente quando tiramos realmente as sandálias dos pés....


Moisés


Tão rica é a personalidade de Moisés que podemos tê-lo como nosso espelho. É um gigante com pés de barro. Era belo aos olhos de Deus, mas, ele mesmo tinha uma autoimagem negativa, baixa estima de si mesmo. Cheio de limitações torna-se o grande libertador do povo, enfrenta o faraó e o vence, tudo pelo poder da graça de Deus. Esta é uma velha política de Deus: fazer maravilhas com pessoas pequenas, fracas, defeituosas.

O nascimento e infância de Moisés foram um prodígio. Nasceu forte, agraciado, formoso e logo abandonado nas águas. A Providência divina o salvou através da própria filha do faraó e pela proteção das parteiras que deveriam matar as crianças do sexo masculino. Quem irá um dia afogar-se nas águas, será o exército do faraó. Moisés pela fé, faz brotar água do rochedo e as águas do Nilo se transformam em sangue, e à beira do poço vai encontrar sua futura esposa. Desde o útero materno até o fim da vida, Moisés está sob as asas amorosas e as mãos poderosas de Deus e sempre agindo em favor do povo.

Cheio de ira profética, Moisés mata um egípcio que agredia um hebreu. Ele vê, sente e se comove com a opressão e a injustiça. Agora, como assassino, foge, se esconde, vai viver como foragido e forasteiro. Casa-se e será subalterno, dependente, escravo do seu sogro. Aquele que fora salvo das águas, agora está na aridez do deserto, no silêncio e na meditação.

Moisés tem dois filhos. Gerson, que quer dizer fugitivo, estrangeiro, hóspede, forasteiro. Eliezer, que quer dizer o Senhor é minha proteção, força e segurança. Esta é a vida de Moisés e a nossa. De um lado, problemas, sofrimentos e do outro lado, bênção, força, esperança. Estes são também nossos dois filhos.

Moisés se esconde, mas, Deus o procura, o conhece pelo nome e o atrai para si. No fenômeno da sarça ardente, Moisés fez a mais profunda experiência do amor de Deus, que jamais se consome. Deus ama o pecador e faz tudo para recuperá-lo. Não só, mas, Deus chama Moisés pelo nome. Somos inesquecíveis para Deus e Ele sempre se lembra de nós, chama-nos pelo nome. O amor de Deus é incondicional e toca o fundo do poço onde podemos ter caído. Seu amor é ardente, inflamado, apaixonado. É sarça ardente que não se consome.

Deus dialoga com Moisés e pede que ele tire as sandálias. É preciso tirar a imagem negativa de si, tirar a culpa, tirar os apegos e seguranças falsas. Que pedagogia extraordinária de Deus, que reeduca e recupera Moisés e o faz ir além do deserto. Cada um de nós pode ir além. Não devemos ficar amarrados, engessados, rotineiros, medíocres. É possível ir além com a graça de Deus. Mas, é preciso tirar as sandálias, renunciar, obedecer, deixar-se moldar, reaprender, recomeçar.

Na sarça ardente acontece o encontro entre o Deus santo, misericordioso, fiel e o homem cheio de fraquezas, feridas, rachaduras, incoerências. Deus sempre dá o primeiro passo, tem iniciativa, vem ao encontro. Deus não perde a confiança no pecador, recupera-o. Moisés, que se achava esquecido e perdido, agora recebe a missão de ser representante, embaixador, enviado de Deus para libertar o povo. Abandonado quando criança e fugitivo no deserto, Moisés torna-se a pedra angular, é o eleito. Deus confia nele, o restaura e envia. Esta é a realidade de milhares de pessoas. Nunca devemos desesperar. Há sempre uma saída. Moisés foi amado por Deus e pelos homens. Homem, limitado e líder, humilde e forte, profeta e místico. Jesus, o novo Moisés é a plenitude da vida e salvador do mundo inteiro, pelo amor.

DOM ORLANDO BRANDES é arcebispo de Londrina

quinta-feira, 24 de março de 2011

Pudim de Pão


Bom dia meu queridos amigos seguidores!
Me desculpem a ausência,mas como todo bom brasileiro,só depois do carnaval comecei realmente a trabalhar...brincadeirinha...
Na realidade, muita coisa para fazer e só agora pude retomar meus trabalhos em meu blog.
Prometo ser mais assidua aqui,na medida do possivel.
Para adoçar a boca de todos e ninguém ficar bravo comigo,aí vai uma receita de pudim de pão especial.Confesso que havia feito varias outras receitas,mas esta realmente me impressionou pelo sabor suave.Experimentem, voces também vão gostar!

PUDIM DE PÃO

No liquidificador:

04 - Ovos ( somente as gemas)
03 - Pães francês cortados pequenos
01 - lata de leite condensado
01 - mesma medida de lata de leite
01 - colher (sopa) de margarina
1/2 xicara de açucar

Bata bem estes ingredientes e reserve.
Bata as 04 claras em neve e então devagar misture a mistura anterior batida no liquidificador.
Faça a calda:
No fogo coloque:
01 xicara de açucar
1/2 xicara de agua fervente
Deixe o açucar dissolver por completo até dourar e então adicione a agua fervente.Deixe evaporar bem a agua e formar uma calda grossa,coloque na forma para pudim.
Coloque a mistura batida c/ as claras em neve.Cubra c/ papel filme e asse em banho maria por 60 minutos mais ou menos,forno medio ou até a faca sair limpa.
Bom apetite!!
Related Posts with Thumbnails